A freguesia de Amendoeira lida com os problemas habituais da interioridade, não obstante ser atravessada pelos IP4, IP2, EN15 e EN216, pelo que mantém um baixo nível populacional.

É formada pelas localidades de Amendoeira (sede da freguesia), Pinhovelo (que chegou a ter pelourinho), Latães (na ligação à freguesia de Ala) e Gradíssimo (seguindo pela estrada para Bragança).

Apresentando um forte carácter rural, na freguesia encontra-se também alguma indústria transformadora, mais ligada à produção agro-pecuária (transformação de carnes e extracção de cortiça) e à construcção civil (como carpintaria, serralharia e serração de madeira) e vários serviços, quer no âmbito do pequeno comércio, quer na restauração e hotelaria.

Área: 1554 hectares.

População: 490 habitantes.

Orago: S. Nicolau.

Festas e romarias: Santa Maria Madalena (no último Domingo de Julho) e Festa de Verão (em Agosto).

Gastronomia: Casulas secas (feijão).

Locais de lazer: Miradouro de Santa Maria Madalena e paisagens diversas.

Artesanato: Alfaiataria, rendas, bordados e toalhas de croché.

Principais actividades económicas: Agricultura, pecuária, serração de madeiras, carpintaria, serralharia civil, construção civil, extracção de cortiça e transformação de carnes.

Colectividades: Associação de Melhoramentos e Cultural de Gradíssimo.